sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Corujas

Ela possui olhos adaptados para enxergar no escuro e seu olhar, para os gregos, parecia simbolizar a racionalidade.

Na mitologia grega, a coruja era a mascote da deusa Atena, geralmente relacionada à Lua. Ave noturna, ela possui os olhos adaptados para localizar suas presas sob a fraca luminosidade do luar, não suportando, por isso mesmo, a luz do Sol. Para os antigos gregos, esse olhar tornou as corujas símbolo do conhecimento racional, em oposição ao conhecimento intuitivo. O primeiro tipo de conhecimento vem da reflexão racional sobre os fatos, enquanto a intuição vem da percepção simples e imediata das coisas. Ora, como as corujas se orientam pela reflexão (da luz solar na Lua) e não pela percepção direta (da luz solar), os gregos as associaram ao conhecimento, fruto da reflexão e as sabedoria.


Sempre gostei das corujas, e já fiz três modelos, o primeiro é esse aí, do Tsuda Yoshio:

Tem uma mudança de cor interessante, mas apesar de bonitinha, não gostei muito do resultado.


Depois finalmente fiz a Horned Olw do Hideo Komatsu:

Demais! estilizada e totalmente em 3D. gostei tanto que acabei fazendo 6!


A terceira, de longe a mais bonita e mais complexa é essa do Katsuta Kyohei:

Foi dobrada a partir do CP, com ajuda em algumas fotos.

Vamos falar um pouco dessa última:

Nível:
Complexo
Papel: Kraft - 40x40cm
Diagramas: N/A
Tempo: 6 horas
Tamanho final: 18cm de uma ponta da asa até a outra e 10cm de altura.
Comentários:
Minha primeira experiência com papel Kraft, gostei muito, e pretendo utiliza-lo mais vezes. Foi bem complicado dobrar pelo CP, ainda bem que as fotos de alguns passos ajudaram muito. Um modelo excelente que certamente voltarei a dobrar!


Ainda tenho mais alguns modelos de corujas que quero dobrar, assim que tiver um tempo atualizo minha lista.

Abraços!





3 comentários:

41 disse...

Kraft é outro nome para papel pardo? Se não for, é muito parecido...
A horned owl é, de longe, minha favorita. Parabéns por decifrar o CP! Estou começando a tentar. O único que fui bem sucedido foi o anão, do Eric Joisel.

ATELIER E BAZAR CASA DAS ARTES BONECAS VALENTINAS disse...

Muito lindo mesmo!

Anônimo disse...

Por favor me ajude!!!!!! onde encontro esse cp dessa coruja???
meu e-mail é matew_fantastic@hotmail.com