segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Papel Unryu com cola branca e Nazgul

Thai Unryu... Pra mim o maior problema desse tipo de papel é não poder dobrar ele direto do pacote. Tem sempre que se fazer alguma coisa pra ficar viável, e normalmente isso envolve o famoso MC ou CMC... ou então fazer sanduiche com ele, mas NUNCA COM ALUMÍNIO!!!!.. acaba com o papel, já que ele é meio transparente e fica todo metalizado. Esquece o alumínio...

Eu não tenho MC. e não sei onde compra, .. Então o jeito é improvisar.

Uma das coisas que eu mais gosto é de usar Acetato de polivinila (PVA), a famosa cola branca escolar (tenaz).

Coloca a folha na mesa, joga cola em cima, espalha. espera secar.. descola a folha da mesa e pronto.. fica ótima.

Ah.. e quando é pra juntar duas folhas pra fazer cores diferentes em cada lado eu já usei cola desse jeito também. a cola penetra na primeira folha e gruda as duas, sem amassar, sem estragar, mas as folhas vão ficar com uma aparencia meio plastica, então ultimamente tenho usado cola bastão pra isso... Meus sanduiches de Unryu (como por exemplo no meu leãozinho) são todos com cola em bastão da mais vagabunda.




Esse é o Nazgul 8.1 do Jason Ku. Diagramas na Tanteidan Magazine 129.
Dobrei com o Thai Unryu tratado com cola branca. Deu muito trabalho.. o diagrama tem alguns passos bem difíceis, mas o resultado foi um dos melhores que já dobrei.

Tive que usar um pedaço de arame por dentro de cada patas dianteira pra ficarem firmes, já que o papel é muito fino e tem poucas camadas, acabavam abrindo.


Um comentário:

Arthur disse...

Trabalho fantástico, cara.
Cola de papel de parede não é CMC (e, consequentemente, razoavelmente fácil de obter)? Algum motivo em especial pra usar cola branca?